Que tal começarmos falando de uma preferência nacional em termos gastronômicos? O bom e velho churrasco!!! Ah, e se agregarmos a essa postagem um sonho de consumo muito comum entre nós brasileiros, uma área de lazer com churrasqueira?

 

Quando pensamos em área de lazer, a churrasqueira é um dos principais elementos mencionados. Quem não gosta de preparar um delicioso churrasco e reunir os amigos nos finais de semana. Aquele espaço do fundo do quintal ou jardim que está sem serventia também pode se transformar em um ambiente útil para receber convidados em dias quentes.

 

Na hora de escolher uma churrasqueira, é fundamental analisar bem, pois existem no mercado uma extensa variedade de modelos, que se diferenciam com relação ao tamanho, material, acabamento, preço e modo de funcionamento. Avaliar cada modelo e escolher aquele que mais combina com a sua casa, vai proporcionar estética e principalmente funcionalidade.

 

Problemas como retorno da fumaça, trincas, falta de tijolos refratários, dimensionamento incorreto e falta de locais para retirada das cinzas, podem ser evitados na contratação de uma mão de obra especializada e assim evitar erros grosseiros de execução.

 

Em fim, qual eu escolho? A conhecida churrasqueira de tijolo (alvenaria) ou alguma possibilidade mais moderna como a churrasqueira de vidro, por exemplo?

churrasqueira

Que opções eu tenho?

 

De fato muitas são as possibilidades, sua escolha vais ser de acordo com seu gosto, espaço e bolso. Churrasqueiras elétricas, de aço, a bafo, giratórias, de alumínio, embutidas e até a gás; fazem parte da grande lista de possibilidade que são uma realidade hoje no mercado atual, porém gostaríamos de destacar as seguintes opções:

 

Churrasqueira de alvenaria

A churrasqueira de alvenaria é um modelo mais comum é muito usado em diversos projetos. Sua estrutura é erguida com tijolos refratários (que absorvem menos calor), argamassa especifica e requer conhecimentos de construção civil. É considerada a que tem melhor durabilidade, flexibilidade, conservação do calor e indicada para uso intenso. A manutenção é simples, basta não lavar a churrasqueira, apenas retirar as cinzas, como forma de evitar o surgimento de fissuras e trincas. Este tipo de churrasqueira funciona bem em áreas de lazer amplas. Caso haja esse desejo, pode ser revestida com granito, madeira, inox, texturas em gesso ou revestimentos.

 

 

Churrasqueira Pre-moldada

São estruturas previamente construídas em módulos na indústria, a sua principal vantagem é a velocidade de construção, customização e a mobilidade, ao contrário da churrasqueira de alvenaria, este modelo é indicado para uso de menos intensidade. A customização da churrasqueira é realizada rapidamente em estrutura pré-moldada, já que é disponível em módulos que se adaptam conforme a necessidade, como o forno e o fogão, sendo mais prática e rápida a instalação. Claro que a realizada em alvenaria se adapta melhor aos projetos, pois pode ser executada conforme a necessidade do proprietário, dando maior flexibilidade construtiva.

 

Churrasqueira de vidro

As churrasqueiras de vidro são convencionais construídas com base e coifa em alvenaria ou metal, mas que tenham as laterais da área de assamento construídas em vidro, permitindo uma “visão panorâmica” dos espetos do churrasco. Uma grande vantagens deste modelo é a sua funcionalidade e eficácia, afinal as laterais de vidro protegem o fogo do vento e ainda evita que a fumaça se espalhe por todo o ambiente ou diminua a capacidade de cocção. Ou seja, dá para ter uma churrasqueira de vidro em um ambiente interno sem nenhum problema. As churrasqueiras de vidro podem ser combinadas com os mais diversos tipos de materiais, como o aço inox, parte em alvenaria ou até mesmo concreto, tudo irá depender do estilo desejado pelo proprietário. Como por exemplo: vidro e aço inox = estilo moderno e contemporâneo; vidro e alvenaria ou concreto = ambiente mais rústico.

 

 

Qual o melhor lugar para instalação?

 

Um local coberto, ventilado e de fácil acesso, seria o mais indicado. Preferencialmente próximo à cozinha e à área de lazer. Caso essa proximidade não seja uma realidade, equipar com fogão, geladeira, armário tipo despensa e utensílios, para evitar o entra e sai em busca de objetos, alimentos, seria uma excelente dica.

 

Incentivar e preservar a proximidade entre as pessoas é o foco, tendo em mente que se trata de um local de confraternização. Uma boa bancada com pia nas proximidades vão ajudar na boa higiene.

 

Pensar proporcionalidade também é essencial. Para casas menores, churrasqueiras menores; para casas grandes é possível instalar uma maior e ter mais convidados no churrasco.

 

Segurança também é super importante, mantenha sempre distantes produtos inflamáveis e tóxicos.

 

Na sacada do meu apartamento é possível?

 

Claro que sim, as churrasqueiras não são mais exclusividade de quem vive em casa. Atualmente determinados modelos são tão práticos que podem ser utilizados até em apartamentos, inclusive os prédios mais novos já contam com churrasqueiras construídas nas sacadas e varanda. O projeto, nesse caso, já conta com uma chaminé que tem sua saída no topo do prédio, impedindo o vazamento da fumaça para os andares superiores.

 

Entretanto, esse funcionamento não é sempre sem falhas e pode acarretar alguns problemas. Há vizinhos que estão localizados em posições nas quais a entrada da fumaça ocorre, apesar do exaustor, causando desconforto. De qualquer maneira, é recomendável tomar todas as medidas possíveis para incomodar minimamente os vizinho.

 

Como acender o fogo

 

Use apenas um copo de álcool (álcool gel acendedor é o mais indicado por motivos de segurança). Nunca use querosene, gasolina, tiner, etc. pois além de passar gosto para a carne, prejudicando a saúde, pode haver explosão. Depois de colocar carvões, ponha o álcool devagar, em três lugares diferentes. Uma boa dica colocar um pão velho, embebido de álcool, no centro do braseiro e cobri-lo com carvão. Acenda o fósforo e jogue-o sobre o álcool. Se o fogo não pegar, não ponha álcool de novo. Aguarde um pouco e verá que alguns carvões pegaram fogo. Use então o abanador até levantar uma pequena chama. Repita a operação de abanar até ter umas boas brasas acesas. Espalhe os carvões, usando o “espalha brasas”. Dê mais algumas abanadas e pronto, você já pode aproveitar seu delicioso churrasco, mas atenção, um dos segredos do churrasco bem feito é o calor das brasas e nunca a chama.

 

 

Dicas de segurança

 

* Não se deve jogar água na churrasqueira para apagar as chamas, mas areia misturada com as cinzas dos churrascos anteriores.

 

* Quando estiver próximo de uma churrasqueira, tome cuidado com as bebidas alcoólicas: o calor aumenta a circulação sangüínea e a absorção do álcool, gerando embriaguez com menor quantidade de álcool.

 

  • Mantenha sempre as crianças afastadas da churrasqueira, pois facas afiadas, garfos pontudos, fogo, álcool podem causar sérios problemas nas mãos de uma criança.